02/05/2023

Automec ensina fórmula de sucesso ao Salão do Automóvel

A Automec segue até o próximo dia 29 de abril no São Paulo Expo e vai gerar mais de R$ 25 bilhões em novos negócios. A feira é a maior da América Latina voltada para reparação e reposição de autopeças. São mais de 1.500 marcas expositoras de todos os tamanhos no evento feito pela RX, empresa que pretende relançar o Salão do Automóvel de São Paulo em 2024, pelo menos é a estratégia de Luiz Bellini, diretor de portfólio da organizadora. A previsão da Automec é receber mais de 100 mil visitantes durante os cinco dias da feira. Convenção que apresenta as últimas tendências do mercado reparador com foco no negócio, compra e venda. Receita que poderá ser aplicada no SDA 2024, pelo menos com chances.
Bellini explica que o modo de condução anterior, leia-se até 2018, último Salão do Automóvel, ficou saturado e novas propostas de negociações para uma feira de menor período estão sendo desenhadas. Na Automec poucos expositores pouparam recursos para apresentar as novidades e entregar empatia aos donos de oficinas, mecânicos e curiosos de uma maneira geral. Zona de conforto? Impossível diante da multidão do primeiro dia de lançamentos para todas as nacionalidades participantes. O mercado nacional também vende os setores de exportações. As áreas da Argentina, Índia e China de fornecedores de peças gerando conexões entre vendedores e compradores brasileiros e estrangeiros. E assim poderá ser feito o novo Salão do Automóvel, como um grande bolsão de negócios, geolocalizando cada cliente que apontar a câmera do telefone para o produto e indicar a cidade de referência para fechar a compra.
Mas é bom lembrar que o fator custo precisa ser considerado como a primeira barreira a ser superada. O espaço precisa custar menos, o promotor necessariamente faturar menos e as estrelas da festa mudar o foco das apresentações e entender que o público não está atrás das atrações musicais do estande, nem do festival gastronômico ofertado. Ele quer ver o carro. O produto no chão. O Los Angeles Auto Show provou isso entre as norte-americanas e os dealers representantes dos importados. Os dias focados para quem deseja trocar de automóvel, por exemplo.
Na Automec, a zona de experiência também é levada em consideração como atrativo do evento. Os visitantes contam com com diversas atividades na arena montada pela organização e lá várias demonstrações de produtos, serviços, palestras e workshops para aprimorar conhecimentos técnicos. O mesmo serviria para ampliar a conexão público, teste drive e convivência em um futuro SDA. Na edição que marca a retomada da Automec, bom destacar que 60% dos visitantes da feira são profissionais do setor, que buscam novos fornecedores, serviços, tecnologia e sistemas com foco nos veículos, caminhões, picapes e autos de passeio, entre eles híbridos e elétricos.

Fonte: https://www.uol.com.br/carros/colunas/jorge-moraes/2023/04/26/automec-movimenta-mais-de-r-25-bi-e-ensina-formula-ao-salao-do-automovel.htm